domingo, 11 de outubro de 2009

2.04 EUREKA

Eureka.
por Diego Borges

A origem da palavra "eureka" é atribuída a Arquimedes, e segundo a lenda ela teria sido dita ao descobrir os preceitos iniciais do famoso "principio de arquimedes".

Significa, portanto, encontrei. A palavra "Eureka" usa-se hoje em dia como celebração de uma descoberta, um achado ou o fim de uma busca.

Por isso não poderia haver nome melhor para esse episódio que marca uma serie de descobertas, porém desta vez elas não se centram no Jax tentando encontrar seu caminho, mas em todos da serie.

Seja nosso grande xerife descobrindo uma coragem que não sabia que tinha, passando pelos arianos ao descobrirem que mexer com Charming não é mexer apenas com os Sons, mas mexer com todo mundo.

Os Sons descobrindo que vão ter que escolher um dos lados da mesma moeda, o Clay descobrindo que a verdade, e a idade vão encontra-lo e que talvez ele não tenha o substituto que esperava, sem falar no Jax descobrindo que o caminho de um líder pode ser feito de escolhas muito ruins.

Mas não podemos esquecer também da Gemma descobrindo que não é tão forte quando gostaria, da doutora descobrindo-se cada vez mais imersa em um mundo de onde ela não pode mais sair...

Tudo isso com muita ironia do destino pois ao levar armas para Eureka os Sons estão levando a violência para suas descobertas, deixando bem claro que todo mundo pode descobrir o busca, mas as vezes o preço pode ser caro demais...

Cada vez mais a serie se aproxima da sua cota de Hammelt, e o filho vai ter que confrontar os pecados do pai. Ou talvez a serie esteja rumando para uma pegada mais Allan Poe que discutia o materialismo espiritual das coisas como ninguém, em verdadeiros "ensaios sobre o universo material e espiritual".

E não por acaso o nome de um de seus livros mais famosos é EUREKA.

E que venha o episódio 5

Um comentário:

  1. Olá amigos!

    É só para vos dar conhecimento do nosso blog:

    http://sonsofanarchypt.blogspot.com/

    É um projecto muito idêntico ao vosso. O vosso SONS OF ANARCHY BRASIL já está nos nossos links.

    Se puderem divulgar o nosso, participar, comentar, etc...

    Serão muito bem-vindos.

    Obrigado!

    ResponderExcluir