quarta-feira, 4 de novembro de 2009

REVIEW 209 - Fa Guan

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. E a cena acima comprova isso. Se há uma palavra que pode resumir o episódio, essa palavra é "FOGO".

Quando você acha que as coisas vão começar a se resolver, algo acontece para colocar mais lenha na fogueira que não para de crescer. E, como o fracassado jantar da Gemma deixou transparecer, vai ter faísca pra todo lado. Primeiro foi a Tara reclamando com a matriarca e, em seguida, soltando aquela tirada espetacular acerca das punhetas de sobremesa. Depois Tig se estranhando com o Bobby e com Opie, e, como não podia faltar, Jax e Clay. Não podemos nos esquecer do Gran Finale do episódio 08, que foi o silêncio eloquente que reinou após Gemma quebrar o prato na mesa.

Por falar em silêncio eloquente, não foi preciso palavras para que Otto demonstrasse toda sua dor pela morte de Luann. Principalmente pelo fato de ter sido ocasionada pela ação de Jax, Bobby e Opie, contra Georgie Caruso, no dia anterior. A última frase de Otto ("You should go Jax"), assim como o close na cadeira de rodas atrás dele, reforçam a situação devastadora em que ele se encontra. Fica claro que após essa conversa Jax começa a se questionar se teve ou não uma parcela de responsabilidade pela morte de Luann.

Não há como saber se Otto (muito bem interpretado pelo mentor da série, Kurt Sutter) voltará a aparecer em outros episódios. Li em algum lugar que agora não me recordo, que está havendo um "enxugamento" do elenco, e uma vez que ele está cego, e sua mulher morta, pode ser que tenham se livrado de dois coelhos (ou seriam corvos) com uma tacada (literalmente) só.

Assim como Chibs continua no hospital, também continua o mistério acerca da história por trás de Fiona, sua mulher, e de Jimmy O, personagem que ainda não deu as caras mas já foi citado duas vezes. Ainda no hospital, Tara, ao ajudar Chibs a lá permanecer, cada vez mais se mostra seguidora dos passos de Gemma, no caminho para ser uma ol`lady, aumentando seu comprometimento com o MC.

O indícios que o episódio 08 traziam acerca da mudança de comportamento de Tig se confirmam em Fa Guan. O fardo pela morte de Donna está se tornando mais pesado do que ele aparentava suportar. A cena clímax na casa do juiz não deixa dúvidas que Tig não é mais o mesmo. Mostrando-se completamente desestabilizado com a situação, Tig não consegue dar continuidade à missão, depois que Opie é retirado por Jax. Fica fácil entender agora porque no episódio anterior ele recebeu aquela "chamada" do Clay, que lhe disse não importar o que ele (Tig) já havia feito pelo clube, mas sim o que ele ainda poderia vir a fazer.

A morte de Luann também pode estar pesando na cabeça de Gemma. Há alguns episódios atrás já tivemos uma cena dela com o Chief Unser, na qual ela já questionava se os acontecimentos com Otto e Chibs teriam acontecido caso ela tivesse revelado o estupro do qual foi vítima. Agora então, com a morte de Luann, quem sabe ela não abre o jogo de uma vez por todas. Forte candidata ao Emmy, Katey Sagal dá um show cada vez que Gemma aparece na tela. A cena na Igreja, onde relutantemente começa a cantar a música é bem significativa. Parece que não é só o Jax que está passando por certas mudanças.

Após o pacto com os chineses, Clay resolve fechar, arbitrariamente, o Estúdio Caracara, no que é questionado por Bobby, por se tratar de uma decisão do MC. Trata-se de momento importante na série, porque nas cenas que se seguem pode-se claramente perceber algumas coisas. Primeiro, está insustentável o clima entre Clay e Jax, que, após o embate, peremptoriamente afirma que a decisão de fechar ou não o estúdio será tomada em votação no dia seguinte. Segundo, Clay começa a perder forças/apoio dentro do MC, haja vista que o próprio Tig questionou e desrespeitou sua decisão e, além disso, a conversa de Bobby com Jax do lado de fora da Sede, na qual diz não haver chance do estúdio ser fechado, porque os "rapazes" gostam de lá, por razões óbvias. Por último, mas não menos importante, Clay percebe isso e resolve apelar, tomando a decisão de enviar Opie, e não Tig, junto com Bobby e Happy, para pressionar o Juiz. E o faz com o único intuito de estimular Opie a extravasar seu lado negro, seu lado selvagem. E quase consegue...

Sem dúvida a cereja do bolo do episódio Fa Guan (que significa juiz em chinês), foi a cena, tensa pra caralho por sinal, na casa do Juiz. O que se pode dizer de Opie, ameaçando o filho do sujeito. Completamente selvagem e fora de si, Opie fica extremamente transtornado, com o descaso do Juiz em relação a vida de seu filho. Claramente suas emoções e traumas familiares vieram à tona e por pouco que ele não embarca num caminho sem volta. O excesso do sufixo "mente" neste parágrafo se deve a intensidade da cena.

Cabe aqui uma pausa para elogiar o trabalho do ator Ryan Hurst, responsável pelo Opie. Neste episódio 09, podemos ver toda sua capacidade de interpretação. Desde a cena com a porn-star Lyla, em que nitidamente percebe-se a sua dúvida e desconforto com aquele beijo, passando pela cena do descontrole raivoso, e culminando com o beijo convicto, fruto de suas reflexões pós-selvageria, acerca da necessidade e dos valores de uma família em sua vida. É, para mim, um dos melhores personagens e atores da série.

Darby, que começou a traficar e prostituir em Charming, foi traído por Zobelle, que o entregou de bandeja para Hale. Este, desconfiado das intenções dos arianos, repassa a "dica" para Clay. Apesar de não estar na folha de pagamentos de ninguém, Hale claramente se aproximou dos Sons nessa segunda temporada, inclusive compartilhando informações, na luta contra um "mal maior". Ainda que não seja por dinheiro, mas sim por razões éticas, morais ou antigos laços de amizade, certo é que houve uma aproximação, o que nos leva a pensar no que acontecerá quando Unser se aposentar.

Os Sons explodem o laboratório de Darby, que recorre à Zobelle para obter sua vingança, que nada mais é do que incendiar o Estúdio Caracara. Só não entendi porque Darby não levou nenhum de seus homens junto, indo lá apenas com Weston e seus capangas.

Como já dito, a relação entre Jax e Clay se tornou insustentável, ainda mais depois do incêndio no estúdio pornô, o qual Jax atribui a Clay. O episódio termina com Jax decidido a se tornar Nomads, o que já havia acontecido com Happy. Não há como tal decisão, se vier a ser confirmada no episódio 10, não refletir no MC causando um racha. É esperar pra ver...

Algumas perguntas, como sempre, ficam no ar. Darby e/ou Chucky morreram? Quem é aquela garota que atrai Gemma para a Igreja, e qual sua função na trama?

Que venha o próximo episódio...

2 comentários:

  1. Olá. Acompanho o blog e frequentemente vejo um atraso na postagem dos links para download dos episósios. Normalmente baixo de blogs estrangeiros e aguardo sair a legenda. Gostaria de saber como colaborar com este blog brazuka. Parabéns pela atitude e iniciativa! Yuri

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo excelente review... to louco pra ver o episódio!

    Sobre o atraso na postagens dos links... confesso que é complicado postar diariamente no blog. Porém na nossa comunidade os links são postados assim que saem... bem como as legendas!

    Fique ligado lá na comunidade, tem o link ali no topo do blog!

    ResponderExcluir