sábado, 28 de novembro de 2009

2x11 e 2x12 - AVI + Legendas

Sons.of.Anarchy.S02E11.HDTV.XviD-SYS - MEGAUPLOAD
AVI
http://www.megaupload.com/?d=6S5AT5LB
http://www.megaupload.com/?d=MUKN3Q3R

Legenda
http://www.addic7ed.com/updated/10/22978/0

SOA - S02e12

AVI
http://www.megaupload.com/?d=XUCTJEPE

Legenda
http://www.4shared.com/file/160496063/79483453/Sons_Of_Anarchy_2x12Sons_Of_An.html

2x11 e 2x12 - RMVB Legendado




Sons Of Anarchy 2x11 RMVB Legendado
Legendas por MARCO ANTONIO

4Shared

::::::

Sons Of Anarchy 2x12 RMVB Legendado
Legendas por MARCO ANTONIO
Encode por CANCER MAN

4Shared

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PROMO 213 - Na Triobloidi

REVIEW 212 - The Culling


Enquanto ficamos na expectativa pela Season Finale, nada melhor do que rever o último episódio, para aumentar ainda mais a curiosidade acerca de como tudo irá acabar nesse final de temporada. Então vou aproveitar para juntar o útil ao agradável e fazer o review que eu fiquei devendo.

Para mim foi um dos melhores da temporada. Não digo que está no meu TOP TEN, por razões óbvias, mas com certeza está entre os 3 melhores, juntando-se àquele no qual Gemma revela o estupro, e deixando, esperançosamente, um lugar vago a ser ocupado pelo derradeiro episódio. E dessa vez o que me marcou não foi a carga dramática de interpretação, já exaustivamente elogiada, mas sim o realismo (óbvio que com certa licença poética) com que retrataram um MC em tempos de guerra.

Sou obrigado a confessar, "The Culling" me ganhou logo nas cenas iniciais. Para começar, a excelente escolha da trilha sonora novamente fez a diferença. Não só os caras acertam em relação a qual música colocar, como também possuem um timing espetacular para as mesmas. De cara somos presenteados com um clássico do Creedence Clearwater Revival, "Someday Never Comes", muito bem interpretado na voz rasgante de Billy Valentine & The Forest Rangers. A partir de então, começam os preparativos e precauções de SAMCRO para a guerra que estaria por vir.

Jax com Abel, Tara recolhendo todos os suprimentos médicos de que dispunha, Gemma comandando as compras de alimentos, Opie deixando Lyla e seus filhos sob os cuidados de seu pai, Unser recolhendo suas armas e munições, assim como Clay e Tig. Eis que a sede dos Sons se transforma em um autêntico quartel general, um verdadeiro forte, trancado e protegido, de onde só se pode sair acompanhado de uma escolta. Todos que de alguma forma tinham ligação com o MC são convocados para lá ficarem até que retornem os tempos de paz. E o discurso de Clay só reforça ainda mais os laços de irmandade e união, que transbordam por todos os lados. Para fechar com chave de ouro esse início de arrepiar, assim que o Presidente de SAMCRO anuncia que sob aquele teto todos estarão seguros, recebendo os aplausos dos presente, e o abraço de Jax, ouvem-se os primeiros acordes da famosa música de abertura, tornando aquele momento ainda mais intenso.

E não é que no meio de toda essa confusão surgiu a primeira conversa acerca de Half-Sack tornar-se membro. Convenhamos que o PP já teve oportunidade de demonstrar todo seu comprometimento com o S.O.A., principalmente quando se colocou na linha de fogo para proteger Clay no tiroteio contra os Arianos. Com bem sintetizou este último, apenas uma bola, mas muito culhão...

E quem será aquele sujeito que deixou Tig altamente desconfortável? Será um antigo rival, tão louco quanto ele? Bem, cara de psicopata o indivíduo tem, mas provavelmente a história por trás dessa rixa só saberemos na outra temporada.

Por falar em psicopata, o que dizer de Tara e a surra que deu na supervisora do hospital. Toda aquela conversa anterior com Gemma, sobre o que representa ser a Ol`lady de Jax Teller, tanto dentro do MC, quanto fora dele, de todo o respeito que tal posição merece, inclusive dos habitantes de Charming, parece que subiu à cabeça da doutora. Além disso, não podemos esquecer aquele papo no carro, no qual a "rainha" diz à "princesa" que nada deveria impedi-la de curar as pessoas, de exercer a medicina. Depois de, mais uma vez, ser provocada, Tara não se contém e fala umas boas verdades. E quando o nome de Gemma é citado de forma pejorativa, ela perde completamente a cabeça e parte para cima de sua superiora, terminando por agredi-la fisicamente (um belo soco, por sinal). Para finalizar, ainda a ameaça, assim como seus filhos, usando os S.O.A. como argumento, digamos assim, de convencimento, para que retire as queixas contra ela e nada comente sobre a "conversa". Ok, a mulher era uma megera, mas que deu pena, ah isso deu... Ao que tudo indica, Gemma não só encontrou, como está preparando muito bem sua substituta.

Como diz o ditado, vingança é um prato que se come frio e pelas beiradas. E parece que finalmente SAMCRO se deu conta disso, agindo calculadamente e coordenando cada um de seus passos. Atacaram Weston duas vezes. Primeiro, lançando sobre o mesmo todo o veneno que podiam, acerca dos encontros privados de Zobelle, que na verdade eram negociações de heroína e armas com Mayans. E, depois deste confirmar as informações e romper com o seu chefe, o qual acusa de mijar nos ideais da causa ariana, aproveitam seu momento psicologicamente transtornado, para atiçá-lo ainda mais ao entregar, com a ajuda de Unser, seus filhos para a Assistência Social. Era a gota d`água para deixar Weston enfurecido e marcarem um "acerto de contas", os 10 melhores de cada lado se enfrentam, sem armas, sem testemunhas.

Como de fato os S.O.A. aprenderam a lição, concomitantemente marcam uma reunião com os Niners e com os chineses. Revelam as reais intenções de Zobelle, e o apontam como responsável pelo crescimento e expansão territorial dos Mayans. Com isso, buscam apoio dos outros dois grupos na cruzada para exterminar Zobelle, oferecendo como moeda de troca não só ajudá-los na recuperação do espaço perdido, mas também conquistar todo o território Mayan, que seria então dividido entre eles. Algo me diz que teremos uma movimentada 3ª temporada...

Os Sons também agem com os irlandeses, armando para entregar de bandeja Edmond Hayes como delator para Jimmy O, ao mesmo tempo em que recuperam as armas que precisavam, bem diante do nariz da Agente Stahl. Mais uma jogada de mestre, que termina com SAMCRO esfregando na cara da ATF que eles foram enganados. Ah, não podemos nos esquecer da sinistra caixa contendo 2 ratos mortos, indicando o futuro nada agradável que espera pela família Hayes.

E não é que Chuck finalmente reapareceu, ajudando SAMCRO tanto vigiando os movimentos da ATF, quanto depondo como testemunha sobre o incidente em Caracara, o que fará com que cessem as suspeitas de que o próprio MC foi responsável pelo incêndio, possibilitando-os receber o dinheiro do seguro. Agora, se essa grana será utilizada ou na reconstrução do estúdio porno ou na do armazém de armas só Deus (ou seria Kurt Sutter) sabe... Interessante notar o olhar de admiração de Chuck em relação ao MC, e a sensação de felicidade que ele deixa transparecer não só quando é capaz de ajudá-los, como também quando por eles é acolhido.

Finalmente temos o acerto de contas entre os Sons e os Arianos, que é precedido pela "despedida" dos membros e suas mulheres. Novamente com acerto na trilha sonora, já nos deixa tensos sobre o desenrolar dos acontecimentos. Weston não respeita as regras do confronto, mas não contava com a astúcia de Jax e cia. (meio Chapolin não...), que trouxe a reboque os Niners e os chineses, para garantir que a questão seria resolvida somente na porrada. E, no meio desta, algo que certamente se destaca é a selvagem mordida de Tig, não deixando dúvidas que afastou por completo os fantasmas da morte de Donna. Aliás, parece que ele gosta mesmo de arrancar uns pedaços, pois já havia feito isso na outra cena de luta que tivemos no seriado, no 3º episódio da 1ª temporada, contra os funcionários do parque que ocultavam o estuprador.

Hale, que já desconfiava que algo estava para acontecer e havia colocado policiais para seguir Jax e Clay, aparece no meio da confusão dando fim a ela, já que leva Weston preso devido ao incêndio em Caracara. Ainda que revoltados, os S.O.A. não tem tempo a perder e partem em direção a Zobelle na tabacaria, onde Unser já os aguardava após dispensar os oficiais que estavam protegendo Polly, o que levanta suspeitas por parte de Hale.

Lá chegando, Clay imediatamente pressiona Polly para saber onde está seu pai, agredindo-a fisicamente e enfiando uma arma entre suas pernas, para espanto de Unser. A garota resiste, mas Zobelle acabam chegando e sendo pego pelos Sons que, diante da negação daquele de sair da cidade, resolvem executá-lo ali mesmo. Todavia, mais uma vez Hale aparece para "estragar a festa", no que é impedido por Unser sob a irrefutável alegação da hierarquia de patentes, complementando que não havia, nem haveria qualquer crime ali. É neste momento que cai a ficha de Zobelle que, muito esperto, confessa estar, junto com sua filha, na posse de drogas. Não resta, então, outra opção para Hale que prende ambos, postergando mais uma vez a vingança de SAMCRO, levando Zobelle a rir ironicamente, e Jax a jurar sua morte. Eis que a mesma música que abriu o episódio se faz novamente ouvir, dando um toque final.

Cabe fazer uma menção, digamos honrosa, ao ator Taylor Sheridan, que interpreta o Deputy Chief David Hale. Ao longo de toda a temporada ele já vem mostrando toda a sua resistência à ligação de Unser com S.O.A., todavia conheceu inimigos piores no meio do caminho, e foi obrigado a rever seus conceitos e aceitar certas concessões. Neste episódio, aconselhado por Unser a agir como se Chefe de Polícia fosse, mais de uma vez se vê entre a cruz e a espada, entre o coração e a razão. Entende os motivos que levam os Sons a buscar vingança, e no fundo até concorda, mas se prende aos ditames legais, que norteiam o exercício de sua profissão. Se há uma cena que traduz toda esse conflito interno é quando o mesmo entra na Tabacaria e se depara com um cenário de pré-execução. A solidariedade com a dor de Gemma se mistura com o dever de cumprir seu ofício, somado a um misto de espanto e decepção com Unser por deixar chegar até aquele ponto, multiplicado pela impotência de nada poder fazer devido sua patente mais baixa. Sentimentos que ficaram explícitos na excelente atuação de Taylor.

Por fim, que beijo foi aquele de Zobelle em sua filha, e porque tanto ciúmes? Será que Polly é realmente filha dele? Foi só eu, ou alguém mais achou que a Agente Stahl apareceu com a boca meio torta, meio mole, como se tivesse saído de uma anestesia de dentista?

Season Finale, contando os minutos...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PROMO 212 - The Culling

REVIEW 211 - Service


Após Gemma ter revelado o estupro de que foi vítima, chegou a hora de Tig se livrar dos fantasmas que o assombravam desde a morte de Donna. Desta forma, podemos dizer que, assim como o anterior, este também foi um episódio "preparativo" para o final da temporada, com as pendências internas do MC sendo resolvidas ou, pelo menos momentaneamente, postas de lado em prol de um objetivo comum, vingança.

E, como os conflitos psicológicos eram muitos, tivemos novamente uma grande carga dramática, muitas vezes representada por longos silêncios, em detrimento de momentos de ação, o que nos deixa inúmeras cenas para refletir a respeito.

De cara podemos citar a visita de Clay a Jax, tarde da noite, enquanto este último costurava de volta seus patches de VP e Redwood Original. Após Clay pegar seu "neto" no colo, há um claro momento de silêncio eloquente, onde muito foi falado, sem que uma palavra fosse dita, culminando com um "sinto muito, filho", por parte de Clay. Este, então, abre mão de seu conhecido orgulho e reconhece não ser capaz de lidar com a retaliação sozinho, pedindo pela ajuda de Jax. Interessante notar uma pequena "inversão de papéis", se é que podemos assim dizer, acerca de como lidar com a situação. Enquanto Clay, pela primeira vez, tem consciência de que a vingança tem que ser inteligente e planejada, Jax sentencia, "mataremos todos".

Ainda abordando as sequelas psíquicas tanto do estupro, quanto da imperativa revelação, Gemma, em conversa com Tara, mostra-se resignada com a possibilidade de Clay perder o interesse sexual nela, o que causa espanto na Doutora, que tenta, em vão, confortá-la.

Na reunião convocada para a manhã seguinte, temos outro exemplo de como muitas vezes o silêncio pode ser altamente expressivo. Após comunicar que permaneceria no charter, Jax deixa para Clay a tarefa de contar o acontecido. No momento imediatamente anterior a revelação do estupro, Clay silencia, deixando transparecer toda sua dor e a dificuldade em relatar os fatos. Acordado que a retaliação se dará de forma planejada, e uma vez que SAMCRO está desprovida de armamento, haja vista que o fornecimento com os chineses não deu certo, eles resolvem juntar todo o seu estoque pessoal de armas.

Duas cenas curiosas se seguem. Na primeira, Tara, visivelmente mexida pela conversa com Gemma, resolve despejar de uma só vez todos os seus medos e segredos para Jax. Claramente percebe-se que ela ainda tenta entender essa vida de MC, a qual quer abraçar, mas receia não ser capaz. Já na segunda cena, por sua vez, tivemos a maior surpresa do episódio.

Tig e Gemma ?!? Por essa eu não esperava. Quer dizer, depois daquele beijo inicial, já dava para prever o que estava por vir. Analisando friamente, percebe-se que foi uma excelente forma que Kurt Sutter e sua equipe encontraram de demonstrar o quão transtornados ambos personagens estavam. Gemma precisando desesperadamente se sentir desejada por um homem, e Tig, que já vem perdendo o controle sobre si faz tempo, quase embarcam em um louco caminho sem volta. O calor do momento ficou exposto na forma impulsiva com que os dois se entregaram (Gemma de pantufas, diga-se de passagem), e no semblante de Tig, quando finalmente cai em si, e se dá conta de que algo está muito errado.

E isso nos leva para a mais aguardada revelação da temporada. Consumido pela culpa, por um peso que não mais aguenta suportar, Tig procura Opie (que estava dando um trato numa linda panhead) e lhe pergunta porque Donna estava na pickup, para depois concluir dizendo "não era para ela estar lá". Opie imediatamente se dá conta da verdade dos fatos, e, furiosa e violentamente, parte pra cima de Tig que não oferece resistência, limitando-se a culpar Stahl, por tê-lo feito se passar por delator, na medida em que colocou escutas em seu carro e celular, além de depositar uma enorme quantia de dinheiro em sua conta. Com a chegada dos outros membros do SOA, Opie vai embora em busca de Stahl e Tig confessa que precisou contar a verdade. Novamente o silêncio faz sua parte, e pelas expressões de cada um podemos perceber a revolta de Bobby, o desprezo de Piney, e, porque não, um "agora fudeu" de Clay.

Bem, quanto a cena entre Opie e Stahl, tenho minhas dúvidas, acho que não fizeram a melhor opção. Sou obrigado a confessar que o "the outlaw had mercy" (o fora da lei teve piedade) foi uma boa tirada, muito interessante por sinal, mas acho que da forma como aconteceu, simplesmente "não colou". Em um seriado que preza pelo realismo dos dramas e acontecimentos, fica difícil acreditar que de fato Agent Stahl (que acabara de usar a família de Chibs como moeda de troca) irá colocar a mão na consciência e, consumida pela culpa, jamais repetirá suas sórdidas estratégias. Da forma como ela nos foi apresentada ao longo da série (lembremos que após ser agredida por Otto ela intensificou o ataque a SAMCRO), parece mais plausível que, após Opie ir embora, ao invés de sentar e chorar, ela pensasse algo do tipo: "esse não tem culhão, poser..."

De qualquer forma, pode ter sido a primeira vez que ela ficou cara a cara com a morte. Notemos que apesar de ter iniciado a conversa cheia de atitude, inclusive perguntando a Opie se este iria matá-la, ela se atreve a mencionar o nome de Donna, momento em que ultrapassa todos os limites da petulância, despertando a ira de Opie. Parabéns a Ryan Hurst, que deu mais um show na pele de um Opie no limite de se perder, de se deixar levar pelo ódio. O conflito interno, entre matar a agente ou deixa-la ir, fica extremamente visível em seu rosto, da mesma forma que a angústia em permanecer no mesmo MC dos assassinos de sua mulher, confessada para Jax em cena posterior.

Finalmente Opie entende o porquê da briga entre Clay e Jax, mas sofre por não saber o que fazer. De repente a vida que ele aprendeu a viver, e a única que sabe viver, lhe é tirada pela traição daqueles que considerava sua família. A morte de Donna, que em um primeiro momento estreitou os laços de Opie com SAMCRO, que se jogou de cabeça no MC, visando conseguir forças para seguir em frente, agora lhe tira o sentido da vida. Justo aqueles que lhe ofereceram suporte, foram os algozes de sua esposa. Em conversa com Jax, este lhe diz que foram eles que "fizeram" Clay, e que caberia a eles desfazê-lo. Ao indagar como isso seria possível, ouve de Jax, que ainda não sabe, mas que tem certeza de que precisará de sua ajuda. Opie imediatamente se prontifica e, antes do abraço que sela novamente a amizade entre os dois, conclui: "estou aqui." Jax aproveita a oportunidade e entrega a Opie o manuscrito de John Teller, para que este leia.

Em outra reunião, desta vez convocada para resolver a situação de Opie, temos que ressaltar um momento extremamente simbólico. Após expor sua dor, com a voz trêmula, questinando como o MC foi capaz de matar sua esposa, e se algum dia ele conseguiria lidar com isso, ouve de Clay que este gostaria de "consertar" as coisas. É então que Opie responde: "eu também, por isso fico". Em seguida, uma longa encarada em Clay é suficiente para nos mostrar toda a amplitude dessa pequena resposta.

Opie aproveita para revelar ter visto Chibs saindo de um encontro com Stahl, em posse de uns papéis, mas exige que o mesmo seja ouvido, para saber sua verdade, na qual todos deverão acreditar. No mesmo instante, Gemma chega na oficina e encontra um desolado Chibs, perdido entre o amor por sua família e a certeza da enrascada em que se meteu. Certo de que a situação poderá trazer sérias complicações, indaga o que deve fazer. Gemma, autêntica matriarca do MC, aponta como única saída contar tudo, toda a verdade, conselho imediatamente seguido por Chibs, que se dirige à clubhouse, para juntar-se aos demais.

Exposta a situação, Chibs esclarece que Stahl jogou com seu ódio por Jimmy O, levando-o a negociar em troca de proteção para sua família. Embora não tenha aceitado delatar o IRA, comunica que Edmond Hayes já havia entregado seu pai, e que se este delatasse Jimmy, sua ex-mulher e filha passariam a correr grave perigo. Clay e Jax asseguram que nada irá acontecer, e que eles irão resolver isso, momento em que Piney invade a sala e atira duas vezes na direção de Clay, que é protegido por Tig.

Por essa nós já esperávamos. Não é de hoje que Piney não engole a morte de Donna. De duas, uma. Ou ele iria se suicidar, ou tentar matar Clay, tendo optado pela segunda. Desde o final do episódio 10, onde uma arma já se mostrava tentadora para Piney, certo era que algo aconteceria. Ao longo deste episódio, por sua vez, em dois momentos as suspeitas se confirmaram. Primeiro quando Piney foi se desculpar com sua esposa, pela vida desregrada que levou, inclusive assumindo a culpa pelos "erros" de Opie. Depois quando, imerso em nostalgia, guarda seu colete em um baú de lembranças e fica um tempo admirando uma foto antiga (sensacional, preciso dizer) dos First 9, fundadores dos Sons. Algo estava por vir, e veio.

Após a confusão, Opie pede para conversar a sós com seu pai. Não se sabe ao certo o que foi falado, mas Opie relata que Piney estava apenas tentando lhe proteger, pois imaginava que seu filho fosse tentar matar Clay, e queria evitar que cometesse esse erro. Controlada a situação na clubhouse, Clay está indo embora quando Tig, ciente da situação de Gemma, lhe aconselha a manifestar seu amor por sua mulher, pois o que mais a machuca é achar que seu marido não a quer mais. Clay entende o recado e vai atrás de Gemma no escritório da oficina, para "tê-la" de volta.

Momento cômico do episódio, sem sombra de dúvida, ficou por conta de Half-Sack e suas "bolas de elefante", como descritas por Bobby. Algo de muito errado deve estar acontecendo nos "países baixos" do Prospect, levando Tara a afirmar que o inchaço é fruto de uma grave infecção. E, convenhamos, para fazer Tig vomitar é porque deve ser grave mesmo. Tanto que não poderia ser mais hilária a exclamação de Clay ao se deparar com o PP de calças arriadas: "Holly Mother of Balls..."

Não podemos esquecer da cena na qual Chief Unser decide fazer o "certo" por Gemma, independente das consequências de tal ato. Fica evidente que assume uma posição baseada em sua experiência de vida e nas relações afetivas do passado, talvez devido as reflexões que uma doença como o câncer podem trazer, o que explicaria aquele momento no final do episódio anterior, em que aparece relembrando fases de sua vida. Sendo assim, Unser após contar a Hale que os SOA já sabem do estupro de Gemma, diz a este que assumirá sozinho a responsabilidade por seus atos futuros, e, quando indagado se irá proteger SAMCRO, responde curto e grosso que irá ajudar um amigo, cabendo a Hale fazer o que tiver que fazer, agindo como se Chefe de Polícia fosse.

Será que algo acontecerá a Unser? E toda essa história envolvendo Jimmy O, como irá terminar? O que dizer de Tara e Lyla conversando do lado de fora da sede, com se fossem melhores amigas? Ainda nenhuma notícia de Darby e Chucky? Como os Sons irão usar a descoberta de Jax sobre Zobelle e os Mayans MC? E como Weston reagirá quando souber? Se é que ele terá chance de reagir...

Faltam somente dois episódios para o final da temporada, e pelo PROMO do episódio 12, vai rolar muita ação, talvez até como forma de compensar a carga de dramaticidade dos últimos. Entendo que um toque de "romantismo" é necessário quando se trata de ficção violenta, mas sinceramente espero que no final the outlaws show no mercy...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SOA 210 - Balm


AVI+legenda

Megaupload

Legenda 4Shared

Créditos Legenda: Marco

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PROMO 211 - Service

REVIEW 210 - Balm


UAU... Mais um show de Katey Sagal, interpretando Gemma. E, justiça seja feita, dessa vez muito bem acompanhada de Charlie Hunnam (Jax), Ron Perlman (Clay) e Maggie Siff (Tara).

A cena final, onde Gemma revela o estupro, foi surpreendente. Optou-se por uma dramaticidade marcada pelo silêncio, pela fala pausada, por uma Gemma serena, certa de que a única saída para evitar o trágico desmembramento do MC seria revelar a violência de que foi vítima. Sentimentos como solidariedade, arrependimento, amor, orgulho, tristeza, revolta, compaixão, ódio se misturavam em um turbilhão de emoções traduzidas não por palavras, mas pelos olhares e semblantes dos interlocutores.

A solidariedade de Tara, dando forças para que Gemma finalmente desabafasse sobre o episódio; os olhos marejados de Clay, quem sabe até indicando uma mea culpa, um arrependimento, por saber que seus negócios com armas podem ser causa de tal ato; a revolta e compaixão de Jax expressos pelo "soco" na mesa e pelo beijo nas mãos de sua mãe.

Mas acima de tudo, a lição proveniente do reconhecimento da força de Gemma, que foi capaz de suportar sozinha todo esse sofrimento pelo bem da sua família e do MC. Com isso, a matriarca conseguiu que Jax e Clay desviassem a atenção de si próprios e focassem sua atenção em um inimigo em comum. Por um momento toda a animosidade entre os dois foi posta de lado, culminando com Jax colocando as mãos nos ombros de Clay, que retribui a solidariedade. Ao final, antes de ir embora, Jax pega de volta seus patches de VP e Redwood Original, indicando que reassumirá suas funções, não mais tendo interesse em se tornar Nomad.

Interessante notar que a estratégia de Zobelle acabou se tornando um autêntico "tiro pela culatra". O que deveria desestabilizar SAMCRO, acabou sendo aquilo que os uniu novamente, reforçando seus laços. E isso se deve a Gemma, que guardou por tanto tempo o segredo, mostrando para Jax e Clay que sacrifícios são necessários para se manter tanto um MC quanto uma família unidos e fortes.

Opie certamente está se reencontrando e deixando de lado aquela “tendência suicida” de outrora. Ainda que não possamos prever o que acontecerá, certo é que seu romance com Lyla o aproximou novamente de seus filhos. Resta-nos apenas indagar se o trabalho da moça, assim como o seu vício em drogas (que, embora não tenha aparecido nos últimos episódios, foi a razão inicial da aproximação dos dois) irá repercutir negativamente no relacionamento. Além disso, houve, por parte de Opie, uma tentativa de se reaproximar de Jax, embora não tenha obtido muito êxito.

É impressionante a capacidade de Kurt Sutter, e sua equipe de escritores, em dar profundidade aos personagens e seus dramas particulares, sendo este talvez um dos ingredientes de sucesso da série. Desta vez merecem destaque Chibs e Piney. O primeiro, deixou de lado seu papel meramente coadjuvante e seu sotaque carregado, para ter seu background revelado, e assumir um papel de destaque, haja vista que passível de inúmeros desdobramentos. Ex-integrante do IRA, expulso por Jimmy O, que aproveitou e lhe "roubou" a mulher e filha, em circunstâncias ainda não muito bem explicadas, deixando-lhe como lembrança aquelas sinistras cicatrizes.

E o que dizer de Jimmy O na cena em que, para forçar Chibs a marcar um encontro com Clay, passa a descrever sua filha Kerianne e o quanto ela estava ficando "gostosa", ao passo que a mãe já estava ficando "passada". Começa filosofando acerca dos pensamentos impuros que possuia com ela, para concluir dizendo que afinal não era seu genitor, então não haveria pecado algum, ainda que ela o chame de pai. Por óbvio Chibs fica transtornado, sendo essa a deixa que a Agente Stahl precisava para pressioná-lo e acabar conseguindo que o mesmo delatasse onde era o esconderijo do IRA, em troca de proteção para sua mulher e filha, assim como que fossem retiradas as acusações contra SAMCRO no caso Zobelle. Apesar de compreensível a atitude de Chibs, difícil imaginar que não trará consequências futuras para o MC.

Agent Stahl, por sinal, parece que não aprendeu a lição com o incidente envolvendo Donna, já que lançou mão do mesmo artifício contra Edmond Hayes, ameaçando fazê-lo passar por delator, para ver qual seria a reação de Jimmy O. Bem, como não é difícil imaginar a reação do sujeito, ela consegue facilmente a colaboração que precisava.

Quanto à Piney é bem possível que tenhamos surpresas em relação a seu personagem. E não me espantaria se tais surpresas se mostrarem negativas. Ficou claro neste episódio que ele não está reagindo bem à demora na resolução do incidente com Donna. Tendo depositado todas as suas fichas em Jax, Piney se decepciona profundamente com a decisão daquele de se tornar Nomad, e esta decepção fica raivosamente estampada em sua cara quando profere seu voto. Em um dos flashes finais, um copo de bebida, uma arma e um semblante desprovido de esperança, podem significar maus presságios. Ele pode tanto resolver tomar a vingança em suas próprias mãos, como também cometer suicídio, deixando eventualmente uma carta de revelações.

Não podemos esquecer que, quando da morte de Donna, Piney ficou revoltado pela "calma" com que Clay e Jax estavam lidando com uma possível retaliação, ocasião em que disse em alto e bom tom: "Se tivesse ocorrido em sua família, já haveria 10 charters dos SOA a caminho daqui". Uma vez que, exposto o segredo de Gemma, a retaliação se mostra inevitável, tal fato pode inflamar ainda mais o ódio de Piney.

Por falar na votação, interessante notar a reação de cada um dos membros do MC ao longo do processo. Desde Juice no hospital, relembrando Jax quando este lhe disse que ao se tornar um membro, aquele charter seria sua casa, passando pela resignação de Bobbie, pela revolta de Piney, pela tristeza de Opie e culminando na descrença de Chibs quanto à decisão de Jax.

De onde menos se esperava, os Sons descolam um novo fornecedor de munição, que todavia exige que seus cogumelos alucinógenos também entrem no negócio. Como os SOA não lidam com esse tipo de coisa, Clay repassa para Laroy, após os mesmos terem sua qualidade comprovada por Half-Sack e Tig, que embarcam numa louca viagem pela lama e pelo mundo dos bonecos, respectivamente.

Por outro lado, como já se esperava, Tara começa a ter problemas na sua vida profissional, devido ao seu relacionamento, ou melhor, seu comprometimento com o MC. Após o episódio em que ensina Chibs a enganar o hospital, forjando um agravamento de seu estado clínico, a mesma é suspensa de suas atividades, até que se explique perante a diretoria.

Ainda não há sinal de Darby ou Chucky, todavia na conversa de Jax com Unser, este nada menciona acerca da descoberta de corpos no local. Ou seja, possivelmente ainda darão as caras em futuros episódios.

A segunda temporada entrou em sua fase final. Faltam apenas 3 episódios. Não há como negar que o episódio 10, até mesmo pela sua faceta mais "calma", digamos assim, ficou responsável por preparar o terreno para que todas as tramas e subtramas comecem a caminhar para o desfecho final.

Será que Opie irá descobrir a verdade sobre a morte de Donna? Conseguirão os Sons finalmente se vingar de Zobelle e seus capangas, incluindo Weston? Será uma vingança à altura de tudo o que eles sofreram? E Georgie Caruso, sairá ileso da morte de Luann, se é que foi ele que a matou? O que acontecerá com Chibs e Jimmy O? E por fim, porque raios as bolas do Half-Sack doem tanto?

Só nos resta esperar para ver...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

S02E09 - Fa Guan - AVI + legendas


Size:350mb
Resolução:624x352
Frame Rate:23
Formato:HDTV
Qualidade de Audio:10
Qualidade de Vídeo:10
Codec do Vídeo:XviD
Codec do Áudio:Mp3
Idioma:Inglês

Megaupload


LEGENDA - Português

A legenda, ainda precisa de alguns acertos, mas pra quem tá no desespero...

:: Por Paulão ::

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PROMO 210 - Balm

REVIEW 209 - Fa Guan

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. E a cena acima comprova isso. Se há uma palavra que pode resumir o episódio, essa palavra é "FOGO".

Quando você acha que as coisas vão começar a se resolver, algo acontece para colocar mais lenha na fogueira que não para de crescer. E, como o fracassado jantar da Gemma deixou transparecer, vai ter faísca pra todo lado. Primeiro foi a Tara reclamando com a matriarca e, em seguida, soltando aquela tirada espetacular acerca das punhetas de sobremesa. Depois Tig se estranhando com o Bobby e com Opie, e, como não podia faltar, Jax e Clay. Não podemos nos esquecer do Gran Finale do episódio 08, que foi o silêncio eloquente que reinou após Gemma quebrar o prato na mesa.

Por falar em silêncio eloquente, não foi preciso palavras para que Otto demonstrasse toda sua dor pela morte de Luann. Principalmente pelo fato de ter sido ocasionada pela ação de Jax, Bobby e Opie, contra Georgie Caruso, no dia anterior. A última frase de Otto ("You should go Jax"), assim como o close na cadeira de rodas atrás dele, reforçam a situação devastadora em que ele se encontra. Fica claro que após essa conversa Jax começa a se questionar se teve ou não uma parcela de responsabilidade pela morte de Luann.

Não há como saber se Otto (muito bem interpretado pelo mentor da série, Kurt Sutter) voltará a aparecer em outros episódios. Li em algum lugar que agora não me recordo, que está havendo um "enxugamento" do elenco, e uma vez que ele está cego, e sua mulher morta, pode ser que tenham se livrado de dois coelhos (ou seriam corvos) com uma tacada (literalmente) só.

Assim como Chibs continua no hospital, também continua o mistério acerca da história por trás de Fiona, sua mulher, e de Jimmy O, personagem que ainda não deu as caras mas já foi citado duas vezes. Ainda no hospital, Tara, ao ajudar Chibs a lá permanecer, cada vez mais se mostra seguidora dos passos de Gemma, no caminho para ser uma ol`lady, aumentando seu comprometimento com o MC.

O indícios que o episódio 08 traziam acerca da mudança de comportamento de Tig se confirmam em Fa Guan. O fardo pela morte de Donna está se tornando mais pesado do que ele aparentava suportar. A cena clímax na casa do juiz não deixa dúvidas que Tig não é mais o mesmo. Mostrando-se completamente desestabilizado com a situação, Tig não consegue dar continuidade à missão, depois que Opie é retirado por Jax. Fica fácil entender agora porque no episódio anterior ele recebeu aquela "chamada" do Clay, que lhe disse não importar o que ele (Tig) já havia feito pelo clube, mas sim o que ele ainda poderia vir a fazer.

A morte de Luann também pode estar pesando na cabeça de Gemma. Há alguns episódios atrás já tivemos uma cena dela com o Chief Unser, na qual ela já questionava se os acontecimentos com Otto e Chibs teriam acontecido caso ela tivesse revelado o estupro do qual foi vítima. Agora então, com a morte de Luann, quem sabe ela não abre o jogo de uma vez por todas. Forte candidata ao Emmy, Katey Sagal dá um show cada vez que Gemma aparece na tela. A cena na Igreja, onde relutantemente começa a cantar a música é bem significativa. Parece que não é só o Jax que está passando por certas mudanças.

Após o pacto com os chineses, Clay resolve fechar, arbitrariamente, o Estúdio Caracara, no que é questionado por Bobby, por se tratar de uma decisão do MC. Trata-se de momento importante na série, porque nas cenas que se seguem pode-se claramente perceber algumas coisas. Primeiro, está insustentável o clima entre Clay e Jax, que, após o embate, peremptoriamente afirma que a decisão de fechar ou não o estúdio será tomada em votação no dia seguinte. Segundo, Clay começa a perder forças/apoio dentro do MC, haja vista que o próprio Tig questionou e desrespeitou sua decisão e, além disso, a conversa de Bobby com Jax do lado de fora da Sede, na qual diz não haver chance do estúdio ser fechado, porque os "rapazes" gostam de lá, por razões óbvias. Por último, mas não menos importante, Clay percebe isso e resolve apelar, tomando a decisão de enviar Opie, e não Tig, junto com Bobby e Happy, para pressionar o Juiz. E o faz com o único intuito de estimular Opie a extravasar seu lado negro, seu lado selvagem. E quase consegue...

Sem dúvida a cereja do bolo do episódio Fa Guan (que significa juiz em chinês), foi a cena, tensa pra caralho por sinal, na casa do Juiz. O que se pode dizer de Opie, ameaçando o filho do sujeito. Completamente selvagem e fora de si, Opie fica extremamente transtornado, com o descaso do Juiz em relação a vida de seu filho. Claramente suas emoções e traumas familiares vieram à tona e por pouco que ele não embarca num caminho sem volta. O excesso do sufixo "mente" neste parágrafo se deve a intensidade da cena.

Cabe aqui uma pausa para elogiar o trabalho do ator Ryan Hurst, responsável pelo Opie. Neste episódio 09, podemos ver toda sua capacidade de interpretação. Desde a cena com a porn-star Lyla, em que nitidamente percebe-se a sua dúvida e desconforto com aquele beijo, passando pela cena do descontrole raivoso, e culminando com o beijo convicto, fruto de suas reflexões pós-selvageria, acerca da necessidade e dos valores de uma família em sua vida. É, para mim, um dos melhores personagens e atores da série.

Darby, que começou a traficar e prostituir em Charming, foi traído por Zobelle, que o entregou de bandeja para Hale. Este, desconfiado das intenções dos arianos, repassa a "dica" para Clay. Apesar de não estar na folha de pagamentos de ninguém, Hale claramente se aproximou dos Sons nessa segunda temporada, inclusive compartilhando informações, na luta contra um "mal maior". Ainda que não seja por dinheiro, mas sim por razões éticas, morais ou antigos laços de amizade, certo é que houve uma aproximação, o que nos leva a pensar no que acontecerá quando Unser se aposentar.

Os Sons explodem o laboratório de Darby, que recorre à Zobelle para obter sua vingança, que nada mais é do que incendiar o Estúdio Caracara. Só não entendi porque Darby não levou nenhum de seus homens junto, indo lá apenas com Weston e seus capangas.

Como já dito, a relação entre Jax e Clay se tornou insustentável, ainda mais depois do incêndio no estúdio pornô, o qual Jax atribui a Clay. O episódio termina com Jax decidido a se tornar Nomads, o que já havia acontecido com Happy. Não há como tal decisão, se vier a ser confirmada no episódio 10, não refletir no MC causando um racha. É esperar pra ver...

Algumas perguntas, como sempre, ficam no ar. Darby e/ou Chucky morreram? Quem é aquela garota que atrai Gemma para a Igreja, e qual sua função na trama?

Que venha o próximo episódio...

Entrevista com Kurt Sutter - por Sons Of Anarchy Portugal


1- O que é que o levou a criar uma série de Tv como Sons of Anarchy?

Kurt Sutter - O gosto pela subcultura.


2- Descreve-nos o teu processo de escrita. Tens alguma hora e local em particular onde gostas de fazer a maior parte da tua escrita?

Kurt Sutter - Escrevo melhor a noite, normalmente trabalho até as 2 ou 3 de manha. Mas normalmente re-escrevo melhor de manhã. A maior parte do meu trabalho é feito no escritório em casa.


3- Quando começaste a criar a história para Sons of Anarchy, tinhas alguma das tuas séries de Tv favoritas em mente que quisesses homenagear?

Kurt Sutter - Nem por isso, mas acho que houve Séries que tornaram os Sons possíveis – Sopranos, The Shield, Oz.


4 - Qual é a tua relação com os MC's Reais? Concordam com a maneira como os mostras na série?

Kurt Sutter - Eles “curtem” a série. Fui convidado para o aniversário do Sonny Barger em AZ. Ele não podia ter sido mais simpático. Estranhamente, a série tem sido bastante positiva para eles, coloca uma imagem no mito.


5 – O que pensas do conceito da Route666, o “Live Hard, Ride Free” ? O “live hard” é bem visível na série, mas e a parte do “free ride”, o gosto de simplesmente conduzir até ao por do sol?

Kurt Sutter - Isso faz parte do encanto. Não há melhor maneira de ir de A para B do que numa Moto, aqueles que nunca o fizeram simplesmente não vão entender.


6- O elenco é extremamente talentoso. Que performances te têm impressionado e que cenas em particular foram mais difíceis de criar nesta complexa segunda temporada ?

Kurt Sutter - Estou impressionado com todo o elenco. O Charlie tem crescido tremendamente esta temporada. Ele realmente entendeu a mudança emocional que aconteceu com Jax e deu ao personagem outra camada de profundidade e tornou-a mais sombria. A cena da violação de Gemma foi particularmente dificil. Não só para a Katey mas para todo o elenco e equipa.


7- AJ Weston ( Henry Rollins ) é um vilão extremamente disciplinado. Foi dificil pensar, escrever e criar aquela ultima cena no 1º episódio da segunda temporada?

Kurt Sutter - Eu sabia que queria fazer aquela cena a meio caminho da primeira temporada. Foi difícil mas o Henry é tão disciplinado como Weston, e é dos mais doces e generosos humanos do planeta.


8- Se SOA regressar para uma terceira temporada, o que achas que os fans podem esperar dos personagens e da série em geral ?

Kurt Sutter - A terceira série vai continuar a desafiar o conceito de “outlaw” de Jax. Vamos também ter bastante mais história sobre John Teller.

Soa 2x8 Rmvb Legendado




Soa 2x8 Rmvb Legendado


Megaupload


::: Por Paulo :::

PROMO 209 - Fa Guan